Laboratório de Oscilações, Ondas, Eletricidade e Magnetismo – Plano de Ensino

Plano de ensino

Laboratório de Oscilações, Ondas, Eletricidade e Magnetismo

Ementa

  • Teoria de erros, instrumentos de medida, construção e análise de gráficos aplicados à oscilações, ondas, eletricidade e magnetismo.

Objetivo

  • Identificar pela observação as grandezas físicas envolvidas nas atividades de laboratório.
  • Pela experimentação direta, extrair os dados necessários e suficientes dos eventos experimentais e aplicar sobre estes as Leis da Física.
  • Tratar tais dados numericamente, incluindo análise de erros, e interpretá-los.
  • Tratar tais dados graficamente, incluindo análise e interpretação dos gráficos.
  • Demonstrar familiaridade no manuseio dos instrumentos de medidas.
  • Proceder corretamente à montagem dos experimentos.
  • Relacionar os fenômenos estudados em laboratório com os fenômenos de mesma origem vistos na natureza.
  • Confeccionar os relatórios formatados de acordo com os padrões aceitos nos meios científicos.

Programa

O desenvolvimento do curso se dará através de praticas relacionas ao conteúdo mencionado na ementa, separados em 5 grupos. Segue abaixo o programa:

Aula introdutória (2 horas)

Grupo A

  • Aula A1 – Instrumentos de medição: Multímetro (2 horas)
  • Aula A2 –Instrumentos de medição: Osciloscópio (2 horas)

Aula de discussão (2 horas)

 

Grupo B

  • Aula B1 – Cordas vibrantes (2 horas)
  • Aula B2 – Velocidade do som em metais (2 horas)

Aula de discussão (2 horas)

 

Grupo C

  • Aula C1 – Oscilador Harmônico Amortecido (2 horas)
  • Aula B2 – Descarga de Capacitor (2 horas)

Aula de discussão (2 horas)

 

Grupo D

  • Aula D1 – Multímetros e resistência interna dos multímetros (2 horas)
  • Aula D2 – Resistência elétrica em fios metálicos (2 horas)

Aula de discussão (2 horas)

 

Grupo E

  • Aula E1 – Campo Magnético de uma Bobina (2 horas)
  • Aula E2 – Balança de corrente (2 horas)

Aula de discussão (2 horas)

Aula de discussão (2 horas)

As atividade dos grupos A, B, C, D e E são feitas em rodízio conforme o cronograma estabelecido pelo técnico do laboratório.

Procedimentos

Aulas com abordagem expositiva, dialógica, construtivista e tecnicista. Atividades demonstrativas sobre a aplicação prática da física. Resolução de exercícios em sala de aula e extraclasse. Trabalhos individuais e em grupo. Execução de relatórios das atividades práticas do laboratório.

Recursos:

  • Laboratório;
  • Equipamentos de laboratório didático e informática.
  • Quadro;
  • Datashow.

Avaliação:

  • Serão realizadas 10 avaliações separadas em 5 grupos: 2 avaliações para o grupo A, 2 para o B e 2 para o C, 2 para o D e 2 para o E. A média de aproveitamento (MA), conforme Art. 53 da Res. 214/2009-COEG, na forma de graus numéricos com uma casa decimal de 0,0 (zero vírgula zero) e 10,0 (dez vírgula zero), será calculada da seguinte forma:
  • Sugestão para MA
  • MA = (A1+A2+B1+B2+C1+C2+D1+D2+E1+E2)/10
  • Sendo que cada avaliação será pontuada entre 0,0 (zero vírgula zero) e 10,0 (dez vírgula zero). Uma avaliação optativa poderá ser realizada e substituirá a menor nota do grupo B ou C de avaliações.
  • O controle e o registro de frequência às atividades acadêmicas serão realizados em cada aula.
  • Será registrado como dia letivo e atribuído falta aos acadêmicos, quando houver ausência coletiva ao local e horário destinado à aula.
  • Para ser aprovado na disciplina o acadêmico deverá obter frequência às atividades acadêmicas igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) e Média de Aproveitamento (MA) igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero).

Bibliografia:

RESNICK, ROBERT; HALLIDAY, DAVID; KRANE, KENNETH S. Física 2. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC Ed., c2003. 339 p. ISBN 85-216-1368-7.
RESNICK, ROBERT; HALLIDAY, DAVID; KRANE, KENNETH S. Física 3. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC Ed., c2003. 377 p. ISBN 85-216-1391-1.
YOUNG, HUGH D.; FREEDMAN, ROGER A. Física II : termodinâmica e ondas 12a . ed. São Paulo: Pearson, 2010-2011. 329 p. ISBN 978-85-88639-33-1
YOUNG, HUGH D.; FREEDMAN, ROGER A. Física III : eletromagnetismo 12a . ed. São Paulo: Pearson, 2010-2011. 329 p. ISBN 978-85-88639-34-8
HALLIDAY, DAVID; RESNICK, ROBERT; WALKER, JEARL. Fundamentos de física, 2 : gravitaçao, ondas e termodinâmica. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC Ed., 1996. ISBN 85-216-1070-X
HALLIDAY, DAVID; RESNICK, ROBERT; WALKER, JEARL. Fundamentos de física, 3: eletromagnetismo. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC Ed., c1996. 350 p. ISBN 85-216-1071-8.

 Atividade Pedagógica de Recuperação de Desempenho em Avaliações:

Atendimento em sala, avaliação substitutiva e ao final de cada grupo de práticas está prevista uma aula para os professores discutirem os relatórios de forma a melhorar os seguintes.