Laboratório de Mecânica, Fluidos e Termodinâmica. – Plano de Ensino

Plano de ensino

Laboratório de Mecânica, Fluidos e Termodinâmica.

Ementa

  • Teoria de erros, instrumentos de medida, construção e análise de gráficos aplicados à: cinemática; dinâmica, mecânica dos sólidos e fluidos e termodinâmica.

Objetivo

  • Identificar pela observação as grandezas físicas envolvidas nas atividades de laboratório.
  • Pela experimentação direta, extrair os dados necessários e suficientes dos eventos experimentais e aplicar sobre estes as Leis da Física.
  • Tratar tais dados numericamente, incluindo análise de erros, e interpretá-los.
  • Tratar tais dados graficamente, incluindo análise e interpretação dos gráficos.
  • Demonstrar familiaridade no manuseio dos instrumentos de medidas.
  • Proceder corretamente à montagem dos experimentos.
  • Relacionar os fenômenos estudados em laboratório com os fenômenos de mesma origem vistos na natureza.
  • Confeccionar os relatórios formatados de acordo com os padrões aceitos nos meios científicos.

Programa

  • O desenvolvimento do curso se dará através de praticas relacionas ao conteúdo mencionado na ementa, separados em 4 grupos. Segue abaixo o programa:

Aula introdutória (2 horas)

Grupo A

  • Aula A1 – Precisão, incertezas e erros em medidas (2 horas)
  • Aula A2 – Como medir (2 horas)
  • Aula A3 – Constante elástica de molas – gráfico linear (2 horas)
  • Aula A4 – Pendulo Simples – Gráfico log-log (2 horas)

Aula de discussão (2 horas)

 

Grupo B

  • Aula B1 – Movimento uniformemente acelerado (2 horas)
  • Aula B2 – Medida do coeficiente de atrito cinético e estático (2 horas)

Aula de discussão (2 horas)

 

Grupo C

  • Aula C1 – Empuxo e principio de Arquimedes (2 horas)
  • Aula C2 – Dilatação Térmica Linear (2 horas)

Aula de discussão (2 horas)

 

Grupo D

  • Aula D1 – Determinação da Capacidade Térmica de um Calorímetro (2 horas)
  • Aula D2 – Lei de Resfriamento de Newton (2 horas)

Aula de discussão (2 horas)

(2 horas)

 

As datas de cada aula estão apresentadas no site

As atividade dos grupos B, C e D são feitas em rodízio conforme o cronograma estabelecido pelo técnico do laboratório.

Procedimentos

Aulas com abordagem expositiva, dialógica, construtivista e tecnicista. Atividades demonstrativas sobre a aplicação prática da física. Resolução de exercícios em sala de aula e extraclasse. Trabalhos individuais e em grupo. Execução de relatórios das atividades práticas do laboratório.

Recursos:

Laboratório;

Equipamentos de laboratório didático e informática.

Quadro;

Datashow.

Avaliação:

  • Serão realizadas 10 avaliações separadas em 4 grupos: 4 avaliações para o grupo A, 2 para o B, 2 para o C e 2 para o D. A média de aproveitamento (MA), conforme Art. 53 da Res. 214/2009-COEG, na forma de graus numéricos com uma casa decimal de 0,0 (zero vírgula zero) e 10,0 (dez vírgula zero), será calculada da seguinte forma:
  • Sugestão para MA:
  • MA= (A1+A2+A3+A4+B1+B2+C1+C2+D1+D2)/10
  • Sendo que cada avaliação será pontuada entre 0,0 (zero vírgula zero) e 10,0 (dez vírgula zero). Uma avaliação optativa poderá ser realizada e substituirá a menor nota do grupo B ou C de avaliações.
  • O controle e o registro de frequência às atividades acadêmicas serão realizados em cada aula.
  • Será registrado como dia letivo e atribuído falta aos acadêmicos, quando houver ausência coletiva ao local e horário destinado à aula.
  • Para ser aprovado na disciplina o acadêmico deverá obter frequência às atividades acadêmicas igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) e Média de Aproveitamento (MA) igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero).

Bibliografia:

  • RESNICK, ROBERT; HALLIDAY, DAVID; KRANE, KENNETH S. Física 1. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC Ed., c2003. 368 p. ISBN 85-216-1352-0.
  • RESNICK, ROBERT; HALLIDAY, DAVID; KRANE, KENNETH S. Física 2. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC Ed., c2003. 339 p. ISBN 85-216-1368-7.
  • YOUNG, HUGH D.; FREEDMAN, ROGER A. Física I: mecânica 12a . ed. São Paulo: Pearson, 2010-2011. 403 p. ISBN 978-85-88639-30-0. YOUNG, HUGH D.;
  • FREEDMAN, ROGER A. Física II : termodinâmica e ondas 12a . ed. São Paulo: Pearson, 2010-2011. 329 p. ISBN 978-85-88639-33-1
  • HALLIDAY, DAVID; RESNICK, ROBERT; WALKER, JEARL. Fundamentos de física, 1. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC Ed., 1996. ISBN 85-216-1069-6.
  • HALLIDAY, DAVID; RESNICK, ROBERT; WALKER, JEARL. Fundamentos de física, 2 : gravitaçao, ondas e termodinâmica. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC Ed., 1996. ISBN 85-216-1070-X

Atividade Pedagógica de Recuperação de Desempenho em Avaliações:

Atendimento em sala, avaliação substitutiva e ao final de cada grupo de práticas está prevista uma aula para os professores discutirem os relatórios de forma a melhorar os seguintes.