O Instituto de Física, através do Programa de Pós-graduação em Ciência dos Materiais, realizará de 30/10 á 01/11 o 1º Encontro em Síntese, Caracterização, Aplicações e Modelagem em Ciência dos Materiais – I-ESCAM.
A área de Ciências dos Materiais congrega profissionais com perfil de formação diversificado, passando por físicos, químicos, engenheiros, até biólogos e profissionais da área de saúde. Nos últimos anos, houve um crescimento significativo no número de trabalhos, grupos de pesquisa, e programas de pós-graduação com linhas de pesquisas voltadas a esta área.
O I ESCAM vem como objetivo criar um ambiente profícuo para a divulgação, discussão e difusão de projetos e pesquisas relacionadas à área de Ciências dos Materiais. Tendo como meta fomentar uma maior interação entre grupos de pesquisa, de diferentes universidades brasileiras, mas principalmente dos estados do MS e MT, ligados a Ciência e Engenharia de Materiais. Focando também no envolvimento de alunos de graduação e pós-graduação em um ambiente de pesquisa acadêmica.
O Encontro tem como meta situar os alunos com respeito às possibilidades e potencialidades de aprendizagem, formação e carreira que podem ser oferecidas pela pós-graduação no âmbito dos estados do MS e MT. Espera-se assim que um evento regional de pequeno/médio porte que congregue estrategicamente pesquisadores em áreas correlatas propicie um ambiente ameno e rico de discussões.
O encontro abordará tópicos abrangentes dentro da área de Ciência dos Materiais incluindo caracterização, aplicação, teoria e modelamento, desenvolvimento de dispositivos, síntese e obtenção de materiais. Desta forma objetiva-se estimular a participação de pesquisadores e alunos ligados a diferentes linhas de pesquisa e vertentes.
Os tópicos serão distribuídos, mas não restritos, nos seguintes temas:
1. Aplicações (dispositivos eletrônicos, ópticos, sensores químicos (de gases ou líquidos), sensores de pressão, materiais inteligentes, aplicações biológicas).
2. Materiais (cerâmicas, vidros, cristais, compósitos, polímeros, ferroelétricos, ferromagnéticos, multiferróicos, supercondutores, semicondutores e biomateriais)
3. Caracterizações elétricas, dielétricas, fenômenos de condução, estudos de
4. Engenharia de Materiais (síntese, obtenção, processamento, melhoramentos e aplicações).
5. Novas técnicas de caracterização.
6. Caracterizações ópticas, estudos de fenômenos ópticos.
7. Teoria e modelamento, simulação computacional e tópicos relacionados.
8. Filmes finos e ultrafinos, produção e estudo de materiais em micro e nanoescala.
9. Espectroscopia Raman e no Infravermelho.
10. Difração de raios-X.
11. Microscopia Eletrônica e de Força Atômica.