Avaliação Institucional

A Avaliação Institucional é exigência do Governo Federal, para atenção à UFMS. Do ponto de vista interno à UFMS, ela tem como objetivo, auxiliar a Instituição a identificar seus pontos fortes e fracos, seus potenciais e suas carências gerais e setoriais. Para isto, desenvolve-se o processo da Autoavaliação que se volta a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.

Atendendo aos dispositivos legais, Lei Federal 10861/2004, Portaria do MEC/INEP2051/2004 entre outros, a Auto Avaliação Institucional é um processo permanente de construção e formação. Deve apreender o universo institucional em sua complexidade, por isso abrange diferentes dimensões e agentes. Deve ser uma construção coletiva dos sujeitos que integram a universidade buscando o aperfeiçoamento de práticas.

Visa ao desenvolvimento de uma cultura avaliativa que atenda a interesses da comunidade, já manifestados inúmeras vezes, respeitando os objetivos da avaliação formativa:
• Produzir conhecimento;
• Questionar os sentidos das atividades e finalidades da instituição;
• Identificar as causas de problemas e deficiências;
• Aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional dos docentes e funcionários;
• Fortalecer relações de cooperação entre os atores institucionais;
• Julgar a relevância científica e social das atividades e produtos da instituição;
• Prestar contas à sociedade;
• Efetivar a vinculação da Instituição com a comunidade.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem como função conduzir os processos de avaliação internos e externos da UFMS.

A UFMS conta com Comissões Setoriais de Avaliação (CSA) em cada Faculdade, Instituto e Câmpus, responsável pelo desenvolvimento das atividades e interligação da UFMS com a CPA Central. As comissões setoriais de avaliação junto à universidade são constituídas por um coordenador, representantes do corpo docente, técnico-administrativos e discente de cada unidade setorial. Compete à CSA sensibilizar a comunidade acadêmica dos centros para os processos de avaliação institucional, desenvolver o processo de autoavaliação na unidade, conforme o projeto de autoavaliação da universidade e orientações da CPA, participar das reuniões para desenvolver suas atividades, sistematizar e aprestar relatório dos resultada da autoavaliação.

A CSA do INFI é composta pelos membros:

Esta CSA (Comissão Setorial de Avaliação) é a responsável pela elaboração do Relatório de Autoavaliação do Instituto de Física. Este relatório é elaborado com base nas respostas dos alunos, técnicos e professores dadas ao Questionário de Autoavaliação. Neste relatório são apontadas as fragilidades e potencialidades da Unidade servindo de suporte para os gestores, colegiados dos cursos e demais instâncias para a tomada de decisão e implantação de ações que visem a melhoria da nossa Unidade.

As CSAs trabalham em conjunto com SEAVI (Secretaria Especial de Avaliação Institucional) e com a CPA (Comissão Própria de Avaliação), responsável pela elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional.

Acesse: https://siai.ufms.br