Palestrante: Prof. Dr. André Luis de Jesus Pereira FACET/UFGD
Pós-evento:
O Instituto de Física através do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais, sob coordenação do Prof. Dr. Herberton W. L. Santos, promoveu na última segunda-feira (19/09/2016) o seminário.
Este proferido pelo Prof. Dr. André L. J. Pereira, Licenciado em Física e Doutor em Ciência e Tecnologia de Materiais pela Unesp, vinculado a FACET/UFGD – Dourados/MS. Este evento, que integra parte das ações de divulgação e interação acadêmica promovida pelo INFI, foi realizado no auditório da Casa da Ciência e contou com a presença de alunos de graduação, pós graduação, técnicos, pesquisadores e professores da UFMS.
Novas ações como esta, devem ocorrer ao longo de todo o ano, contando com o apoio da Casa da Ciência e Programas de Pós-Graduação vinculados ao Instituto.
Fotos:
Descrição do evento:
Nos dias atuais, a explicação de dados experimentais baseada em resultados obtidos por meio de cálculos teóricos (e vice-versa) é cada dia mais bem vista. Muitas vezes os cálculos teóricos podem ajudar entender um resultado experimental ou até mesmo prever características das amostras. Por outro lado, os resultados experimentais são decisivos na confirmação de uma aproximação teórica. Por este motivo, a interação entre grupos de pesquisa teóricos e experimentais vem aumentando significativamente, apesar de ainda haver uma certa resistência por ambas as partes.
Com a intensão de estimular cada vez mais essa interação, nesta apresentação serão mostrados alguns resultados experimentais de diversos óxidos semicondutores que, com o auxílio de cálculos teóricos, puderam ser explorados com mais profundidade.
[gview file=”http://infi.draconis.ufms.br/files/2016/09/19.09.2016-cartaz-seminario-andre.pdf”]