Carta de repúdio de professores do INFI-UFMS com a falta de clareza da Moção de Congratulação da Assembléia Legislativa-MS ao cidadão que afirma que a Terra é convexa
A carta abaixo foi encaminhada no dia 08/10/2018 a todos os deputados estaduais de MS e ao site de notícias CampoGrandeNews.
Prezados deputados estaduais de Mato Grosso do Sul,
Nós, pesquisadores em Física e professores do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do SUL (INFI-UFMS) vimos através desta carta manifestar o nosso repúdio e descontamento com a falta de clareza no ato de “Moção de Congratulação” ao cidadão Urandir Fernandes de Oliveira, realizado pela AL-MS no dia 02/10/2018 na sessão ordinária desta casa.
O site da AL-MS apresenta uma notícia deste fato que sugere que este cidadão está sendo agraciado pelas contribuições do mesmo às ciências como Matemática, Física, Geologia, Astronomia, etc. Sem verificar informações, esta notícia também apresenta que o referido cidadão é especialista nestas áreas do conhecimento.
O site de notícias CampoGrandeNews reverberou o fato e inferiu que a Moção de Congratulação era por causa da pesquisa sobre a forma convergente do planeta Terra, conclusão científica atribuída a este cidadão.
Prezados políticos, a Terra não é plana, nem convergente. A Terra tem o formato parecido a uma esfera achatada nos pólos, conhecimento resultante de pesquisas e resultados científicos levantados por mais de um século.
O fato de uma pessoa se interessar por determinado assunto não a torna, automaticamente, especialista no mesmo.
O fato de uma pessoa criar uma reputação folclórica, que atrai a mídia para reportagens superficiais e sem investigação utilizando metodologia científica, não torna a opinião desta pessoa confiável sobre assunto científico.
O fato de uma pessoa ser agradável no trato com os seus semelhantes, e ter boa índole, não significa que as suas idéias sobre Ciência sejam verdadeiras.
Além de tudo isso, o fato desta pessoa criar atividades que geram empregos baseados na desinformação de incautos, também não torna esta pessoa sábia e capaz de desvendar os segredos da natureza. Criar empregos até a pessoa que joga lixo na rua o faz, pois cria a necessidade de haver funcionários da limpeza pública. Nem por isso entendemos que a AL-MS deve honrar a pessoa mal-educada que joga lixo na rua com uma Moção de Congratulação por gerar emprego e renda.
Fatos como esse provocam ainda mais descrédito da classe política, e provoca descrédito da sociedade de MS perante outros estados do Brasil.
Se, por interesse político, a AL-MS desejasse homenagear o cidadão Urandir Fernandes de Oliveira, que o fizesse por razões que não fossem a pesquisa científica e o conhecimento divulgado por esta pessoa. E deixasse bem claro isso na notícia veiculada pela AL-MS. É uma afronta aos outros homenageados pela AL-MS.
Não se espera que os políticos tenham conhecimento profundo para analisar todos os temas que estão fora do seu projeto político, como é o caso de questões científicas específicas. Mas espera-se de todos os representantes políticos do povo de MS, inclusive destes, que tenham o bom senso de conversar com especialistas das universidades públicas sobre temas científicos controversos defendidos por auto-especialistas. Bastaria que o deputado Mochi e o deputado Siufi pedissem a um de seus inúmeros auxiliares que pesquisassem na internet sobre o formato da Terra e descobririam que a pretensa proposta do cidadão Urandir é completamente sem sentido.
Esperamos que não ocorra nova Moção de Congratulação como esta.
Profa. Dra. Dorotéia de Fátima Bozano – Diretora do Instituto de Física – INFI / UFMS.
Prof. Dr. Além-Mar Bernardes Gonçalves – Instituto de Física – INFI / UFMS.
Prof. Dr. Anderson Rodrigues Lima Caires – Instituto de Física – INFI / UFMS.
Prof. Dr. Bruno Spolon Marangoni – Instituto de Física – INFI / UFMS.
Prof. Dr. Cauê Alves Martins – Instituto de Física – INFI / UFMS.
Prof. Dr. Cícero Rafael Cena da Silva – Instituto de Física – INFI / UFMS.
Prof. Dr. Clovis Lasta Fritzen – Instituto de Física – INFI / UFMS.
Prof. Dr. Hamilton Germano Pavão – Instituto de Física – INFI / UFMS.
Prof. Dr. Hamilton Perez Soares Corrêa – Instituto de Física – INFI / UFMS.
Profa. Dra. Isabela Porto Cavalcante – Instituto de Física – INFI / UFMS.
Prof. Dr. João Vítor B. Ferreira – Instituto de Física – INFI / UFMS.
Prof. Dr. Thiago Rangel Rodrigues – Instituto de Física – INFI / UFMS.
Links:
Sistema de Processo Legislativo da ALMS – Número do protocolo da Moção de Congratulação Ao Sr. Urandir Fernandes de Oliveira, proprietário da Empresa dakila pesquisas (visualizado na semana de 01 a 05/10/2018)
Assembleia homenageia pesquisador durante sessão ordinária (visualizado na semana de 01 a 05/10/2018)
“Pai” do ET Bilu ganha homenagem da Assembleia por pesquisa sobre Terra convexa (visualizado na semana de 01 a 05/10/2018)
Notícia veiculada no site da empresa do Sr. Urandir Fernandes de Oliveira (visualizado na semana de 01 a 05/10/2018)
Ufólogo repudia homenagem a Urandir e deputados dizem que não conheciam ET Bilu (visualizado na semana de 01 a 05/10/2018)