Comissão Própria de Avaliação

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem como função conduzir os processos de avaliação internos e externos da UFMS.
 

A avaliação tem como objetivo, auxiliar a Instituição a identificar seus pontos fortes e fracos, seus potenciais e suas carências gerais e setoriais. Para isto, desenvolve-se o processo da Autoavaliação que se volta a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.
 

Atendendo aos dispositivos legais, Lei Federal 10861/2004, Portaria do MEC/INEP2051/2004 entre outros, a Auto Avaliação Institucional é um processo permanente de construção e formação. Deve apreender o universo institucional em sua complexidade, por isso abrange diferentes dimensões e agentes. Deve ser uma construção coletiva dos sujeitos que integram a universidade buscando o aperfeiçoamento de práticas.
 

Visa ao desenvolvimento de uma cultura avaliativa que atenda a interesses da comunidade, já manifestados inúmeras vezes, respeitando os objetivos da avaliação formativa:
• Produzir conhecimento;
• Questionar os sentidos das atividades e finalidades da instituição;
• Identificar as causas de problemas e deficiências;
• Aumentar a consciência pedagógica e capacida de profissional dos docentes e funcionários;
• Fortalecer relações de cooperação entre os atores institucionais;
• Julgar a relevância científica e social das atividades e produtos da instituição;
• Prestar contas à sociedade;
• Efetivar a vinculação da Instituição com a comunidade.
 

A UFMS conta com Comissões Setoriais de Avaliação em cada Faculdade, Instituto e Campus, responsável pelo desenvolvimento das atividades e interligação da UFMS com a CPA Central. As comissões setoriais de avaliação junto a universidade são constituídas por um coordenador, representantes do corpo docente, técnico-administrativos e discente de cada unidade setorial. Compete à comissão setorial de avaliação sensibilizar a comunidade acadêmica dos centros para os processos de avaliação institucional, desenvolver o processo de autoavaliação na unidade, conforme o projeto de autoavaliação da universidade e orientações da CPA, participar das reuniões para desenvolver suas atividades, sistematizar e aprestar relatório dos resultada da autoavaliação.
 

A Comissão Setorial do INFI é composta pelos membros (INSTRUÇÃO DE SERVIÇO INFI Nº 98, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2015):

Docentes

Maria Inês de Affonseca Jardim
Hamilton Germano Pavão

Técnicos-administrativos

Elias Nogueira de Aguiar
Tássia Tsutui

Discente

Keissy Carla Oliveira Martins

Avaliação Setorial 2015

Download

Avaliação Setorial 2014

Download