Membro da Academia de Ciências do Vaticano será palestrante em evento do INFI

Postado por: Rodrigo Fioravante

O Grupo de Óptica e Fotônica do Instituto de Física da UFMS realiza o 1o Workshop de Avaliação do Projeto: “Viabilidade da Implementação em Campo da Ação Fotodinâmica para Eliminação de Larvas do Aedes Aegypti”, que acontece no dia 1º de julho, sábado, no anfiteatro da Pós-Graduação do Instituto de Química (Inqui), a partir das 8 horas. O evento conta com a participação de pesquisadores do IFSC/USP, da Universidade Federal de São Carlos.

Entre os destaques da programação está a palestra do físico brasileiro Vanderlei Salvador Bagnato, do Instituto de Física de São Carlos/USP, intitulada: “A luz a serviço da sociedade: exemplos de aplicações na área de ciências da vida”, às 8 horas. De acordo com o professor Anderson R. L. Caires, do INFI/UFMS, o professor Bagnato é uma liderança científica internacional, agraciado com vários prêmios nacionais e internacionais ao longo de sua trajetória acadêmica. “Em 2012 foi nomeado pelo Papa Bento XVI membro da centenária Acadêmia de Ciências do Vaticano. Tendo Galileu Galilei como um dos seus primeiros membros, a Acadêmia de Ciências do Vaticano já contou e ainda conta com dezenas de membros que já foram laureados com o prêmio Nobel”, relata o professor.

Ainda segundo Caires, além dos trabalhos na área de Física Atômica e Molecular, o professor Bagnato contribui significativamente na área de Física aplicada a Ciências da Vida, desenvolvendo metodologias e instrumentos nas áreas de Fotônica e Fotodinâmica (área que usa a luz como ferramenta principal para diagnóstico e/ou tratamento de várias doenças).

O evento será aberto a toda a comunidade, sem custo.

Informações adicionas podem ser obtidas pelo telefone 3345-7483 ou e-mails: anderson.caires@ufms.br e samuel.oliveira@ufms.br

 

Compartilhe:
Veja também